Cidadaos NE Header

Cidadãos com necessidades especiais


Cidadaos NE Imagem 1 Atualmente a CERCICA desenvolve variadas atividades e serviços direcionados para os cidadãos com necessidades especiais, sejam eles crianças, jovens, adultos ou seniores, tendo em vista a sua inclusão e capacitação para uma vida que se pretende o mais autónoma possível.

Crianças e Jovens

Equipas especializadas, que desenvolvem na comunidade, ações preventivas e/ou habilitativas direcionadas a crianças e jovens

Qualificação e Emprego

Com o objetivo de preparar jovens e adultos com deficiência e incapacidades para o mercado de trabalho, a CERCICA desenvolve ações de avaliação e orientação profissional, formação profissional e apoio à colocação. Aqui, os jovens encontram oficinas de formação equipadas com ferramentas e utensílios adequados à aprendizagem de uma profissão, uma equipa técnica multidisciplinar que acompanha o seu Plano Individual, a possibilidade de realizarem estágios em contexto de trabalho bem como apoio à procura ativa de emprego.

Centro atividades ocupacionais

No Centro de Atividades Ocupacionais desenvolvemos as mais variadas atividades, de modo criativo e inovador, para proporcionar bem-estar e potenciando capacidades para promover a qualidade de vida. Da produção de plantas ao embalamento de ervas aromáticas, das peças de cerâmica aos trabalhos em madeira, das telas e quadros aos artigos de tapeçaria e costura, trabalhamos diariamente para conseguir garantir o máximo de autonomia e independência aos nossos clientes, com o objetivo de os incluir na sociedade, idealmente em atividades socialmente úteis.

Apoio domiciliário e alojamento

Através de 3 apartamentos inseridos na comunidade (Concelho de Cascais) procuramos dar resposta, temporária ou permanente, aos clientes que por algum motivo não consigam continuar a residir junto dos seus familiares. A nossa equipa multidisciplinar trabalha para disponibilizar condições de bem-estar e qualidade de vida ajustadas às necessidades dos residentes, promovendo estratégias de reforço da sua autoestima, autonomia pessoal e social.